Ela é conhecida como a “Capital Nacional do Forró”, mas em tempos de pandemia, nos restava apreciar toda aquela areia linda e o Sol. Eu estou falando da Vila de Itaúnas, um mar de areia que foi chegando e tomou conta de uma vila, que foi soterrada pela areia e hoje tem muita história para contar.
No vídeo de hoje, nós preparamos uma série de dicas para você conhecer e aproveitar a Vila de Itaúnas que fica em Conceição da Barra, extremo norte do ES.
Saindo de Guarapari até Itaúnas, você vai percorrer cerca de 5 horas de carro, depende do trânsito, estimativa de 328 km de estrada asfaltada. Vale a pena passar pelo menos um fim de semana por lá, se puder esticar fica uns 3 dias, como nós fizemos.
Mas antes de te apresentar, me permita uma poesia? Por que o lugar me inspirou muito tá. Vamos lá!
Poesia de Itaúnas – o deserto capixaba
As dunas de Itaúnas
Tem areia pra todo lado
Até parece forró animado
Alguns ousam chamar de deserto capixaba
Por que Aqui tem areia pra danada
Água de coco
Moqueca de peixe
E música animada
ITAÚNAS das dunas
Dá pra ver o pôr do sol
Nascer da lua igual não tem
Tem Praia de água salgada
E Rio de água doce também
Óh ITAÚNAS vila querida
Até se parece a preferida
É por todos apreciada
E merece ser visitada
Pedra Preta ou ITAÚNAS
Uma vila com dunas
Que jamais será esquecida.
Em território capixaba.
Por Rosimara Marinho
O que fazer em Itaúnas
A Vila de Itaúnas é um lugar para você conhecer, desacelerar e ficar em contato com a natureza, lugar de muita beleza. Sabe aquele lugar, que você tem vontade de parar e ficar? É lá!
Ah, mas lembre-se de uma informação importante, tem época agitada na Vila de Itaúnas também, é quando acontece o Festival de Forró, geralmente no mês de julho, porém em épocas fora da pandemia, todo final de semana tem aquele forró pé de serra pra todo lado na vila, basta um feriado prolongado e no verão, que a música rola solto ali na região.
Essa história do Forró de Itaúnas é antiga, fomos pesquisar e consta que tudo começou lá em 1988. Na época, aconteciam os bailes da comunidade e existiam pouquíssimos estabelecimentos comerciais, um restaurante aqui e uma pousada acolá. Foi então que os donos do restaurante e do bar, descobriram o sanfoneiro Luiz Geraldino, em São Mateus, cidade próxima de Itaúnas.
Fique por dentro de tudo sobre o Festival de Forró aqui: https://forrodeitaunas.com/bar-forro/
Aqui vai um detalhe da minha história com Itaúnas. Em 2008, eu morei com meus pais em São Mateus, passei um ano por lá, fiquei encantada com a Vila de Itaúnas, mas acredite, nunca consegui passar um fim de semana de folga no lugar.
Sem contar que em 2011, eu fui até a Vila para pesquisar e apurar a reportagem especial “ES Riquezas de Norte a Sul”, tirei uma foto nas dunas e já mudou muito de lá pra cá.
Porém só agora em 2021, consegui desconectar e ir passar 3 dias de folga neste lindo lugar. Se você puder conhecer, apenas vá!
Fiz uma lista do que você pode conhecer em ITAÚNAS. A capital nacional do forró, que agora tá calminha, é uma boa pedida para entrar em contato com a natureza e longe da aglomeração.
1 – Praça Central da Vila
2 – Tronco Bicentenário – Pequi Vinagreiro
3 – Igreja de São Sebastião
4 – Dunas de Itaúnas
5 – Pôr do Sol nas Dunas
6 – Praia de Itaúnas
7 – Trilha do Alméscar
8 – Túnel de areia
9 – Trilha do Tamandaré
10 – Praia do Riacho Doce
Agora vou te contar sobre a nossa experiência gastronômica no lugar. Que eu sei que vocês gostam. Bora lá!?
Almoço moqueca de peixe com camarão – para complementar, pedimos uma moquequinha de banana. Estava tudo uma delícia. Foi no Restaurante do Cizinho.
Em frente tem uma sorveteria, dessas que tem em todo canto do ES, neste caso parecia até caseiro, bem mais saboroso que em outros lugares. Comi demais da conta.
Para jantar, pedimos uma pizza no Restaurante, tava boa, vale experimentar. Esqueci de anotar o nome, fica ao lado da sorveteria e em frente ao restaurante do Cizinho na praça da Igreja de São Sebastião. Não tem erro.
Agora, se você gosta de um lugar para fotografar, passe na Oficina 1 que lugar! É lindo e tem uma pizza maravilhosa. Ela é peculiar, para você comer com as mãos, tá. Nada de ficar com vergonha, o negócio é saborear e aproveitar.
Hum, se você gosta de peixe de água doce, comemos tilápia com arroz de mariscos, foi dica do Xará, que é guia de turismo lá. Pega o contato dele na Estalagem Vila Tânia. Minha dica é pedir um limão para complementar, daí você espreme no peixe e fica ó, uma delícia. Faz toda diferença tá, vai por mim.
Bom, e para se hospedar, já ia esquecendo de contar. No nosso caso, a gente iria ficar na Barra, não sei se falei, fomos eu o marido e a família dele. Depois de última hora decidimos ficar na Vila de Itaúnas mesmo, melhor escolha.
Nos hospedamos na Estalagem Vila Tânia, tem uma área de lazer com piscina, bar de apoio, jogos, ambientes instagramáveis, é bem legal. Mas tem um monte de opções por lá, jogo no Google aí e vai vendo qual se encaixa mais com seu perfil de hospedagem, porque particularmente eu acho essa decisão bemmmm individual.
Com certeza voltei de Itaúnas cheia de lindas recordações daquele lugar e sim, quando tudo isso passar, eu quero ir em um dia de festival. Nem que seja só para passar.
Espero que você aproveite essas dicas MARA! Se for à Itaúnas, faça fotos e marque a gente no Instagram: Tudo É Mara
Desejo um passeio maravilhoso e até o próximo conteúdo.