Passeio para avistamento de Baleias no ES

por Rosimara Marinho

No alto mar da Costa Capixaba a convite da Aves Voando Alto tivemos o privilégio de fazer o Turismo de Experiência e Avistamento de Baleias (vivas), dando um verdadeiro show de saltos, espetáculo da natureza. Foi intenso, foi, mas foi lindo e verdadeiro!!  O grupo AVES – AVENTUREIROS DO ES, surgiu em 2013, com a intenção de ser um grupo de amigos aventureiros, organizado, equipado e seguro! Eles continuam sendo amigos, mas são também uma agência de ecoturismo. Foi em 2016, três anos e meio, após extenuante trabalho com o AVES – Aventureiros do ES, nasceu a sua agência e operadora de aventuras, de sonhos, de amigos, de desafios, de superação, AVES VOANDO ALTO!!!  Você pode conhecer a história completa acessando aqui!

O passeio para avistamento de baleias, tem duração entre 6 e 9 horas, nesse dia foram 9 horas no total. O embarque acontece no Píer dos Pescadores, na Enseada do Suá em Vitória. A temporada para observação de baleias ocorre de julho a novembro. Você pode obter mais informações, pelo site, mídias sociais do Instagram @avesvoandoalto ou Facebook pelos telefones: 27 999 800 413 ou 992 473 882 ou 992 977 851. Crianças a partir de 6 anos podem fazer o passeio. E nesse dia os que estavam a bordo, deram um show à parte, ficaram comportados, não passaram mal e ainda amaram ver os animais. Já os adultos, recomendo que leiam esse post até o final, assistam o vídeo e não façam o passeio sem antes seguir todas as recomendações. Assim vocês irão curtir mais e ficar encantados, como eu. Mas preparem-se para uma aventura em alto mar.

Foto de Baleia Jubarte no Mar Capixaba – Créditos: Divulgação Amigos da Jubarte / Aves Voando Alto

Avistar aqueles mamíferos de 40 toneladas e vivos, era um sonho antigo. Foi exatamente em agosto de 2014, que tive o pesar de presenciar o encalhe de uma baleia orca,  na Praia da Boca da Baleia em Anchieta. Sim eu sei que a Orca e Jubarte são distintas, mas são baleias. E A cena do animal gigante encalhado e morto nunca saiu da minha cabeça. E naquele ano aconteceu várias vezes incidentes com os mamíferos. 

💎

Esse passeio para o avistamento de baleias, aconteceu no dia 10 de agosto de 2019, me fez repensar cada situação vivenciada ao longo de mais de 10 anos de jornalismo. O contato com a natureza por 9 horas, só me fez refletir o verdadeiro sentido da vida. 

🙏

Só tenho a agradecer a Deus em primeiro lugar por eu só ter passado mal uma vezinha, só pra não dizer que sai ilesa, rsrs…e a toda equipe a bordo da @avesvoandoalto e @amigosdajubarte. Claro ao meu produtor and marido e os amigos que fizemos no caminho e àqueles que reencontramos como o Blogueiro mais figura do ES, o Carlos do @terracapixaba.

Agora vamos as dicas para que você aproveite cada minuto desse passeio:

1º Em primeiro lugar, só faça esse passeio com empresa devidamente credenciada. Isso te confere mais segurança e informações.

2º Em segundo lugar, atente-se a todas as orientações prévias.

3º Em terceiro lugar, leiam tudo abaixo antes de fazer o passeio para avistamento de baleias.

DICAS PARA NÃO ENJOAR NO MAR:

– Durma bem na noite anterior ao passeio;

– Evite comidas pesadas, gordurosas e bebidas alcoólicas;

– Não embarque de barriga vazia;

– Beba bastante água e sucos;

– Coma bolachas de água e sal ou biscoito de polvilho;

– Leve pedaços de gengibre para chupar/mastigar;

– Evite ler no barco;

– Evite o interior da embarcação (cabine). Permaneça nos locais arejados;

– Evite o fumo e mantenha-se longe de quem está fumando;

– Respire fundo e lentamente;

– Evite sentir frio;

– Tome os remédios anti-enjoo antes de embarcarem. (Normalmente é receitado tomar de meia a uma hora antes de entrar no barco e repeti-lo uma hora depois do início da viagem – Outra opção é tomá-lo na noite anterior ao passeio e meia hora antes do embarque) – Consulte seu médico ou leia bula dos medicamentos, alguns podem causar sono;

Foto do Passeio para avistamento de Baleia Jubarte no Mar Capixaba – Créditos: Divulgação Amigos da Jubarte / Aves Voando Alto

🎒 ORIENTAÇÕES DO QUE LEVAR:

– Documentos Pessoais

– Óculos de sol

– Protetor solar

– Chapéu ou boné

– leve seu copo, caneca ou garrafinha para uso no barco

– Máquinas fotográficas e celulares carregados

– Caso queira, leve lanches, sucos, águas, frutas de sua preferência..

– Roupas que possam ser molhadas com umidade do vento e roupa para o frio

– Remédios de uso pessoal, bem como antialérgicos e remédios para enjoo.

Dicas da Mara!

Leve blusa de frio, uma mantinha ou canga ou toalha. Um pedaço de gengibre para mastigar caso comece a sentir enjôo. Vá com o coração aberto para o contato com a natureza. Eu amei avistar as baleias, os pássaros e a bela paisagem da costa capixaba.

Espero que vocês tenham gostado, se for fazer o passeio por que viram nossa dica, falem com a equipe da Aves Voando Alto que viu aqui, assim vocês fortalecem nosso trabalho e nos ajudam a continuar trazendo dicas mara para você aproveitar. Um beijo e até o próximo vídeo.

You may also like