O que você quer para o próximo ano?

por Rosimara Marinho

Muitas vezes ouvimos as pessoas falarem de viagem como se fosse algo muito distante de se realizar. O que na maioria das vezes falta é o planejamento para que esse sonho saia do papel e se torne realidade. O mesmo ocorre quando o assunto é a troca de carro, o casamento, a compra da casa própria, a mudança de emprego e até o início de uma atividade física.

No post de hoje, eu trago para você leitor do Tudo é Mara uma entrevista com uma psicóloga que fala sobre Planejamento Estratégico e também uma conversa com um gerente de uma concessionária de veículos de Guarapari – a Vitoriawagen, onde conversamos durante um café da manhã para empresários com o tema: O que você quer conquistar em 2020?“PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: A ARTE DE CRIAR O FUTURO”.


Se você ainda não decidiu o que quer para o próximo ano, está em dúvida sobre seus planos e metas futuros, fique com a gente nessa leitura que pode te ajudar a tirar os seus sonhos do papel e colocá-los em prática.
A nossa conversa começou com a psicóloga, especialista em comportamento de pessoas, Marcela Calazans.

Marcela Calazans é psicóloga e palestrou no 109° Encontro Empresarial de Guarapari na Vitoriawagen – Foto: Foto Na Mão / Thais Maioli

Tudo é Mara:Qual é o objetivo do planejamento para tirar os sonhos do papel?
“Quando a gente planeja, a gente antecipa e prevê algumas coisas que podemos fazer para chegar no objeto de desejo. Seja uma meta, a realização de um sonho, um resultado expressivo para nossa empresa, ou o planejamento de carreira, para quem tem um objetivo de carreira”.

Tudo é Mara:Para que serve o planejamento estratégico?
Marcela Calazans – O planejamento ele serve para você não deixar acontecer para ver no que vai dar. É uma antecipação. A gente começa com a clareza de quais são os resultados que eu quero alcançar, transforma isso em meta, para ter exatamente o resultado que a gente quer. E de forma que a gente consiga mensurar num determinado período.

Tendo isso a gente cria o caminho, e geralmente as pessoas querem fazer o contrário, que é criar o caminho e depois criar a meta. E precisa ser primeiro a linha de chegada, depois você cria o caminho.Esse planejamento ajuda a evitar ciladas, riscos de não chegar no resultado que a gente quer, evitam várias emoções, como frustrações, aborrecimentos. 

Tudo é Mara: O Planejamento estratégico ele serve para empresas e também para a vida pessoal e profissional das pessoas?

Marcela Calazans – Da mesma forma que se tem um planejamento estratégico empresarial, a gente tem o planejamento estratégico pessoal.E quando a pessoa seja ela carreira tradicional ou empresário tem esses dois planos, (pessoal e empresarial) um dono de empresa por exemplo tendo essa clareza, ele sabe as metas e quais são as metas e ambições dele no âmbito pessoal em todos os papéis que ele desempenha ligado a essência do negócio dele. Quem tem uma carreira, quando está inserido numa empresa que não é sua, quando você também tem esse planejamento estratégico pessoal e você conhece o planejamento da empresa que você trabalha, você consegue decidir implementações que vão te fazer crescer pessoalmente e na sua carreira e isso é ser estratégico.

Para comprar um carro novo, muitas das vezes a desculpa é o investimento que terá de ser feito para trocar o carro usado pelo novo. O Miguel Arcanjo, gerente da Vitoriawagen Guarapari, concessionária de veículos, contou que a economia que o carro modelo TCRoss oferece pode representar o valor do investimento que o cliente vai fazer trocando o carro usado pelo mais moderno. Eu já fiquei sonhando!!
“Já temos muitos clientes trocando carros que consomem muito,  pela opção TCross que está dando uma média de 15 a 16 quilômetros por litro de economia”

Segundo Miguel, O T-Cross é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen no país.
“Esse veículo veio para atingir um público diferenciado de SUV que é o segmento que mais cresce no Brasil e responde por 23% de todos os carros comercializados no Brasil. Ele vem com muito mais dinamismo e inteligência tecnológica, e os motores TSI trazem a economia e a potência”
A concessionária financia os carros com uma entrada e até 24 vezes, cada caso deve ser negociado diretamente nas lojas.

Celso, Rosimara (Tudo é Mara), Clarisse e Miguel – Durante Encontro Empresarial na Vitoriawagen Guarapari. Foto: Foto Na Mão

Eu já fiquei pensando na possibilidade de trocar minha moto por um carro, só em saber dessa economia. E você, já parou para pensar no assunto? 
A conclusão diante dessas duas aulas de economia e planejamento é que se for seguir adiante, o ideal é fazer o planejamento, as contas e só depois partir para ação. 

Lembrando que essa conversa ocorreu durante um Encontro Empresarial que já é tradicional aqui em Guarapari está em sua 109ª edição realizado pela Cristiane Kieffer da Kasal Eventos. É uma oportunidade de networking, troca de conhecimentos e realização de negócios.

Espero que você tenha gostado desse conteúdo. Se foi útil a você, deixe um comentário, compartilhe com um amigo e passe lá em siga a gente nas redes sociais. @tudoemara Facebook.com/tudoemara e se inscreva em nosso canal no youtube.

As fotos desse post, foram feitas pela equipe da Foto Na Mão que faz a cobertura fotográfica dos Encontros Empresariais de Guarapari. Eles trabalham com fotos instantâneas e outros registros mara! Para conhecer os serviços deles, clique aqui!

You may also like